Apresentação dos projetos - 07/12
Relatar todos os projetos, minunciosamente, tornaria essa postagem uma eternidade, visto que cada cursista falou de seu trabalho de forma empolgada, detalhada e com um brilho no olho de quem realmente conseguiu mudar sua prática pedagógica e ver que deu certo. Assim, listarei os cursistas e esboçarei resumidamente sobre o que trata cada projeto apresentado, com tema e atividades centrais. Mas antes disso, fiquei muito feliz, pois todos estavam prontos para a apresentação. Não é a turma que qualquer professor pediu a Deus?
* Débora Abruzzi
A temática escolhida para o projeto foi "O tabagismo", trabahado na perpectiva dos gêneros textuais no ensino da leitura e da escrita. A idéia de desenvolver esse tema aconteceu após trabalhar o texto Circuito Fechado em sala de aula e observar que o que mais chamou a atenção dos alunos foi quantas vezes o personagem acendia um cigarro no período de um dia. Foram elaborados painéis, paródias, pesquisas, coreografias e panfletos durante o desenvolvimento do projeto.
* Mônica Wendt
A temática escolhida para o projeto foi "Cantando a diversidade" e também incluiu as disciplinas de História e Ensino Religioso. Durante o desenvolvimento do projeto tivemos pesquisas, análise de músicas, estudo de palavras de origem africana, cartazes e apresentações artísticas.
* Adriana Pegoraro
Seu projeto teve como título " Gêneros Textuais: leitura e escrita". Incluiu-se na metodologia de trabalho músicas, filmes, dramatização, recortes e colagens. Foram englobados os mais diferentes gêneros, tais como: diários, biografias, bulas, receitas, horóscopo, cartas etc.
* Luciane Argenta
Também desenvolveu a temática da diversidade, semelhante ao projeto da Mônica. É possível que essa recorrência do tema se dê devido ao intenso trabalho da Secretaria de Educação voltado a esse assunto e também a obrigatoriedade de, anualmente, as escolas apresentarem o que desenvolveram neste âmbito.
* Carlos André
O título do projeto foi "Poesia em sala de aula: o aluno como um poeta em potencial". Toda a motivação para o projeto partiu do poema "A pesca", de Affonso Romano de Sant'ana. O fechamento do projeto foi uma sessão de autógrafos do Caderno de Poesia, onde foram digitadas todas as posias criadas pelos alunos durante o processo. O trabalho ficou lindo!
* Nilviana dal Soler
Seu projeto girou em torno da prevenção ao uso de crack, visto que tal problema assombra a realidade local. Foram lidos textos sobre o assunto, realizadas palestras, elaboração de cartazes preventivos e de alerta, instituido o dia de prevenção ao uso de drogas na escola, produção de cartas para serem entregue ao poder público. O projeto também foi interdisciplinar.
* Rosângela Moura
O projeto da cursista abordou a questão ético-racial. Iniciou pela descrição dos rostos dos colegas, elaboração de painéis, pesquisas, leitura coletiva do livro "Felicidade não tem cor", montagem de quebra-cabeças, produção de textos e criação de uma boneca eescrita de sua história.
* Eliane Retamoso
Seu projeto foi baseado no incentivo a leitura, com criação da sacola da leitura e revitalização da biblioteca escolar.
* Isabela
Seu projeto foi baseado na utilização da informática nas aulas de Língua Portuguesa, com um viés na semiótica.
* Rosane Cazuza
Projeto baseado também na questão da diversidade.
Maiores detalhes sobre os projetos, assim como materiais dos alunos serão levados no nosso encontro final, em março. Fiquei bastante satisfeita com os resultados.
Fizemos um amgo secreto, que revelaremos na semana que vem, no que será praticamente nosso útimo encontro. Digo "praticamente" porque ainda nos encontraremos em março para entrega de certificado e devolução dos portfólios que serão recolhidos semana que vem.
Até a próxima.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário