Oficina de 14/09
Dedicamos essa oficina ao estudo das unidades 19 e 20 da TP5.
As atividades que o grupo mais gostou e que também realizamos em aula foram:
* reescritura do mapa de previsão do tempo ( p.120 da TP5);
* técnica de produção poética baseada nos poemas A pesca e O show (p. 128 e 129, TP5);
* atividade de produção textual da página 71 do AAA5);
* organização da História sem pé nem cabeça (p. 75 do AAA5);
Essa última atividade eu e mais alguns cursistas aplicamos em diferentes séries e percebemos bastante dificuldades na sua resolução. Discutindo o porquê dessa dificuldades, chegamos a conclusão que os alunos ainda não conseguem perceber as pistas semânticas, sintáticas e estruturais presentes em um texto. Coisas muito simples, como uma frase onde se abre parênteses ser seguida por outra que fecha parênteses passava despercebido. Ou seja, ainda precisamos trabalhar com nosso aluno o “miudinho”, esses traços importantes que fazem de um amontoado de frases um texto.
Além dessas atividades, também trouxe algumas coisas fora do material, como alguns pequenos textos que em algum momento se tornavam incoerentes por diferentes motivos (falta de concordância, de verossimilhança, de pontuação, de idéias verdadeiras entre si...). Os professores tinham que analisar e encontrar esses pontos de incoerência.
Ainda trabalhando com essa questão, agora voltando-se mais para a adequação da linguagem no estabelecimento da coerência, trouxe dois textos sobre a Gripe A, onde analisamos qual deles funcionaria melhor para os públicos em questão, pensando inclusive nas ilustrações trazidas e público alvo.
Outra atividade bacana que fizemos foi baseada nas músicas Te ver (Skank) e Sou assim sem você (Adriana Calcanhoto). Após ouvirmos a música, propus que eles elaborassem em duplas um poema que trouxesse coisa que não são possíveis umas em as outras. Saíram trabalhos maravilhosos!
Por fim, coloquei no lado de fora da sala de aula, colado na parede, textos recortados e com seus parágrafos embaralhados. Cada grupo tinha que mandar um componente por vez para pegar o parágrafo correto, que desse sequência ao que o companheiro havia trazido anteriormente. A atividade foi bem legal, mas ressalto a importância de, antes de qualquer atividade, deixar as regras bem claras aos alunos. Tais regras também devem ser bem pensadas antes de serem estabelecidas, para a atividade não se tornar maçante e atingir os objetivos propostos.
O encontro foi bem interessante e os cursistas, como sempre, foram muito participativos.Até a próxima!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário