segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Oficina do dia 31/08

Este foi um dia que dedicamos a uma oficina livre. Resolvi, então, passar o filme "Entre os muros da escola". Embora o filme seja francês, a realidade do subúrbio mostrada nele, em muitos momentos se assemelha bastante com a realidade vivida no nosso município.
Após o filme, fizemos uma discussão sobre o que vimos.
A discussão se centrou em alguns pontos do filme, como por exemplo, como o protagonista ( um professor de língua materna) se posicionava ante os alunos e maneira como abordava a língua e a literatura aos alunos. O filme mostra bem claramente que, os professores só conseguem se aproximar dos alunos quando solicitam atividades que permitem que els tragam suas vivências e falem da realidade que os cerca.
Além dessa importante reflexçao pedagógica, o filem também é muito interessante para trabalhar a questão racial, que permeia os conflitos na escola, pois os alunos da turma são de diferentes países. O respeito ao outro e às diferenças é um ponto chave a ser discutido a partir do filme.
Solicitei que os cursistas fizessem um relato sobre o filme e que colocassem o mesmo no portfólio.
Visto que semana que vem temos feriado, nos encontraremos somente dia 14/09, onde realizaremos mais atividades relativas à TP5, especialmente as unidades 19 e 20.
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário