segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Oficina de 24/08

Neste dia iniciamos a TP5 e , como tenho feito no início de cada TP, dei um panorama teórico geral sobre Estilística, Coerência e Coesão, que são os pontos tratados na TP em questão. Utilizei como recurso o data show para projetar um material que preparei, que foi uma mistura de um arquivo pronto que havia no CD que a Tamar, minha professora da UnB, disponibizou pra gente, mas também utilizei um material do Pós-Graduação que faço, baseado em Ingedore Koch. Sempre que fizemos essa retomada teórica, um bom tempo da oficina é utilizado, pois é interessante repassar alguns pontos da teoria que ficaram guardados há algum tempo, visto que alguns dos cursistas já se formaram há alguns anos. Percebo também que se sentem mais seguros ao realizar atividades embasadas teoricamente.
Após tal exposição, realizamos algumas atividades práticas. A primeira delas foi mostrar no data show algumas propagandas multimodais e bem criativas para que percebessemos quais os elementos ativados necessariamente para que se estabelecesse uma coerência entre a imagem e o texto escrito. Vejamos algumas delas:






Assim como nas propagandas acima, nas demais selecionada, era necessário utilizar nosso conhecimento de mundo para compreendê-las , ou seja, estabelecer coerência. Partindo disso, refletimos sobre as propostas de produções de texto que levamos aos nossos alunos e que, muitas vezes, vêm a "podar" a possibilidade de eles escreverem trazendo suas vivências para o texto.
Após essa primeira atividade, seguiram-se as seguintes:
* DITADO SEMÂNTICO: dita-se para os alunos algumas palavras ( palavra verde, palavra triste, palavra sorridente...) e eles devem escrever algo que venha em mente ao pensarem em algo daquele jeito. Após o ditado, é interessante trabalhar com o texto da página 40 da TP5, chamado Palavras, da Adriana Falcão.
* DEU A LOUCA NOS FINAIS DOS CONTOS DE FADA: coloca-se para os alunos escutarem CD's com histórias clássicas infantis, mas interrompe-se a audição em um momento de clímax, sendo que os alunos devem dar um final coerente e criativa à história.
* DISTRIBUINDO CHEQUES: após toda uma preparação por parte da professora, que conta ter ganhado um bom dinheiro no sorteio, distribui-se aoa alunos imitações de folhas de cheque, preenche-se junto com um valor X e parte-se para a produção textual, onde os alunos devem relatar o que fariam com o dinheiro.
Essas atividades foram muito bem recebidas pelos professores, que participaram ativamente das tarefas.
Também deu tempo de analisar algumas outras atividades, como os textos das páginas 15 e 36 da TP5 e algumas atividades das unidades 17 e 18 do AAA5, que, em minha opinião, é o módulo que traz as atividades mais interessantes até agora.
Fechamos a oficina com as propostas de prática em sala de aula.
Essa foi, em minha opinião, uma das melhores oficinas até agora.
Até apróxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário