Após estarmos e recesso por quatro semanas devido a gripe A - H1N1, voltamos com tudo para darmos sequência ao nosso curso. Infelizmente, os professores não conseguiram aplicar as atividades do último encontro, pois era a última semana de aula, além dessa parada forçada ter prejudicado basrtante o andamento das aulas. Assim, o único relato que tivemos foi do cursista Carlos, que disse ter reformulado com a sua turma uma atividade que não tinha obtido muita aceitação da turma em uma aula anterior. Percebendo que desta vez havia dado certo, ressaltou a importância de readaptarmos de acordo com a nossa realidade e nossa turma as atividades sugeridas no material do Gestar e mesmo por mim. Achei importante essa busca pelo resultado positivo de uma atividade, que tira o professor de um comodismo pessimista e lhe transforma em um pensador, um pesquisador mesmo dentro de sua sala de aula.
Após esse relatos partimos para duas atividades bem interessantes. A primeira não consta no material do Gestar, mas foi uma dica de uma colega de profissão, que é o uso dos jogos Boole para desenvolver a interpretação de texto. Esses jogos nada mais são que quebra-cabeças historiados, onde o aluno precisa voltar várias vezes no texto para conseguir desvendar os mistérios que estão sendo questionados, desenvolvendo na turma a atenção na leitura e a busca no texto daquilo que não está dito nas linhas, mas sim na análise das demais informações. Montamos três grupos para jogar (para os professores escolhi, claro, o nível mais difícil), sendo que dois grupos chegaram as respostas corretas. Os professores gostaram bastante da atividade e estamos vendo como podemos entrar em contato com a empresa para adquirirmos o material. No entanto, no curso já elaboramos maneiras de trabalharmos a atividade sem termos os jogos originais, afinal, nada se cria, tudo se transforma.
A segunda atividade consistia em unir reportagens de jornais e revistas as suas respectivas manchetes e relatar em que momento da reportagem foi possível fazer o link com a manchete.
Após o intervalo, ainda nessa perspectiva de leitura trazida pela TP4, usamos o sata show para fazermos a s leituras de imagens de ilusão de ótica, trabalhadas na primeira formação do MEC, além do livro ZOOM e, como estávamos com o data show montado, já aproveitei para passar o livro "O carteiro chegou", que não tínhamos tido a oportunidade de ver anteriormente. Essas atividades foram bem interessantes e os professores solicitaram o envio desse material para que pudessem trabalhar com seus alunos.
Para finalizar, retomamos a TP4, sugerindo um trabalho com o texto "Admirável mundo louco",. da Ruth Rocha, a partir da "mãozinha" da interpretação que há no AAA4. Ainda na TP4, sugeri a atividade do preenchimento de postais, da página 181, que trabalha gênero, produção de textos e adequação da linguagem.
Com o tempo esgotado, indiquei as atividades do Avançando na Prática para serem aplicadas e solicitei que os cursistas lessem e trouxessem para a o próximo encontro a TP5 e suas respectivas AAAs. Aliás, agora entraremos na parte que mais gosto e domino: estilo, coesão e coerência. Até a próxima!
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário