domingo, 5 de julho de 2009

Oficina do dia 22/06

Oficina do dia 22/06/09

Sem dúvida, esse foi o melhor encontro até agora. Saí empolgadíssima, contente com a resposta que os cursistas trouxeram de suas primeiras experiências em sala de aula com o Gestar. Mas comecemos do começo...
Neste encontro, primeiramente, procurei esclarecer algumas dúvidas que senti que ficaram em aberto do encontro anterior especialmente a questão da dissertação. Por uma ótima coincidência, tive uma aula no pós-graduação sobre isso durante a semana. A professora nos colocou que uma dissertação ou redação, como é pedida nos vestibulares, por exemplo, logo serão substituídas, visto que dissertar e redigir nada mais é do que “escrever sobre” . O correto seria solicitar dos alunos um artigo de opinião ou qualquer outro gênero textual adequado para tratar de um determinado assunto. Ou seja, os alunos terão que dominar gêneros textuais diversos e suas funcionalidades. Com essa discussão, tudo se esclareceu.
Passemos, então, aos relatos orais dos professores sobre suas práticas em sala de aula, que foi o ponto máximo do encontro. Os professores estavam muito satisfeitos com os resultados e alguns até confessaram que foi a primeira vez que os alunos demonstram ficar chateados em ouvir o sinal que indicava o final da aula. Queriam continuar a atividade proposta, se engajaram verdadeiramente.
Muitos dos cursistas trabalharam a paródia do Baião, como fizemos no encontro anterior e disseram ter alcançado ótimos resultados; outros trabalharam com a questão do intergênero, partindo de classificados de jornais para produzir classificados poéticos. Mas o mais interessante foi perceber que eles estavam contentes por ter dado certo, além de se conscientizarem que os alunos percebem quando a aula tem sentido, foi planejada, elaborada para eles. Se sentem valorizados e demonstram através da realização das atividades que valeu a pena sentar e planejar algo que se enquadrava com aquela turma, que desenvolveria seu potencial,criativo, que seria funcional, divertido ou os dois ao mesmo tempo.
Também foi bacana de ver que alguns cursistas não se limitaram a fazer uma das atividades, mas já tinham todo um planejamento de dar seqüência ao trabalho com outras atividades, sejam elas do Gestar ou criadas por eles . Essa é a idéia do Gestar: não ser um curso onde se faz de conta que está se aperfeiçoando, mas para realmente mudar sua sala de aula.
Depois disso, passamos para duas atividades práticas bem interessantes: a montagem do vídeo-clip e os intergêneros manual de instruções, receita culinária e bula de remédio.
O vídeo-clipe nos tomou bastante tempo. Essa atividades consistia no seguinte: cada dupla recebeu a letra da música Eduardo e Mônica, do Legião Urbana e deveria desenhar em uma lâmina transparente duas estrofes pré-estabelecidas da canção. Feito isto, com o retro-projetor e a música de fundo, íamos passando seus desenhos e formando um clip. Foi muito divertido ver os desenhos dos colegas, em uma tentativa de interpretar o que a canção dizia
Após o intervalo partimos para a questão do intergênero, dividindo a turma em três grupos. Um criou um texto usando o gênero receita culinária, o outro um manual de instruções e o terceiro uma bula de remédio. Tomos se dedicaram bastante para a realização da atividade.No último momento demos uma olhada nas unidades 11 e 12 da TP3 e estabelecemos as atividades que poderíamos aplicar para nosso próximo relato. A próxima oficina será livre e pretendo trabalhar o filme Os narradores de Javé. Até a proxima!

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