quarta-feira, 15 de julho de 2009

Oficina de 13/07

Oficina de 13/07/09

Iniciamos, então, a TP4. O bacana é que o município aderiu com tudo ao Pró-letramento e, assim, não faltou embasamento para a discussão. No entanto, uma importante questão levantada foi a falta de formação na área de lingüística da maioria dos professores de séries iniciais. Refletimos bastante sobre a questão da chegada dos alunos na quinta série sem a segurança necessária na produção de textos.
Mas antes de qualquer coisa, tivemos nosso habitual momento dos relatos das atividades aplicadas. Meu querido Carlos André ( cursista que faz falta para qualquer formador) relatou uma experiência não muito positiva com sua turma de quinta série. Procurou trabalhar a produção textual levantando a questão do intergênero, partindo do manual de instruções. No entanto, a turma teve dificuldades e o professor acredita que faltou tempo para explorar mais adequadamente o manual antes de propor a produção textual, além de também pensar que a questão da idade dos alunos influenciou na atividade.
Mas o grande relato foi da Marlene ( que também é uma cursista muito dedicada). Conforme ela, os alunos têm melhorado muito a escrita depois das atividades do Gestar, o que me deixou muito feliz, afinal, fiz uma super propaganda no primeiro dia e tenho que fazer por merecer a confiança dos professores. Como é bom ouvir isso, nossa...
Bem , após os relatos, fizemos a atividade da produção textual partindo de gravuras, como na primeira etapa da formação e foi bem legal. Acho incrível como os cursistas têm a mesma postura dos nossos alunos, servindo de termômetro para o andamento das oficinas. Graças a Deus,até agora parece que tenho tido boas respostas. É bacana também que sempre criam outras alternativas para a aplicação da atividade. Acho isso fabuloso. Penso que o Gestar é um rumo, mas não deve ser algo pronto nem estanque.
Na seqüência, levei três textos cujo eixo temático era o sensacionalismo e a violência na televisão. Um dos textos era literário (um conto do Scliar), uma charge e um artigo de opinião. A questão era: em qual ordem apresentariam para os alunos?
Embora o artigo fosse mais claro e linear, todos os cursistas disseram que apresentariam primeiro o conto do Scliar O clube dos suicidas, justificando com o fato de chamar mais a atenção dos alunos, pelo aparente humor que ele traz. Também é bem interessante para trabalhar a entonação da leitura, muito evidenciada neste texto. Em um segundo momento disseram trabalhar com a charge e somente no final com o artigo. Pareceu-me interessante essa escolha, usando como critério o sabor de Rubem Alves. Realmente, nossos alunos não gostam de ler e me parece que os professores tem razão em deixar o texto mais sério para depois e começar pelo prazer, pelo diferente, embora, se eu não me engano, não tenha sido essa a orientação recebida no nosso encontro. Também temos que reconhecer que cada região tem sua realidade e deve ser respeitada.
Finalizei com um “resumo” das idéias da TP4 no Data Show. O tempo estava quase se esgotando e teve de ser um pouco rápido, mas, se necessário, retomo algumas questões no próximo encontro, que será somente no dia 03/08, pois os professores estão de férias por duas semanas.
Então, até a volta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário