quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Oficina de 23/11

Relato da Oficina de 23/11

Primeiramente, neste encontro, tivemos os relatos das atividades aplicadas durante a semana. Todos os cursistas aplicaram uma das quatro atividades trabalhadas na oficina anterior, além dos Avançando na Prática e atividades do AAA1. Todas as experiências foram bem sucedidas, sem ressalvas. Aliás, conforme o cursista André, nossa turma deve estar entre as que mais aplicaram atividades do Gestar em sala de aula. Nunca nos contentamos em aplicar só um Avançando na Prática por obrigação. Fomos além dos materiais e sempre nos preocupamos em dar sequência às atividades.
Chegamos em nossa última TP a ser trabalhada, a TP2. Embora as demais TPs tenham sido muito bem recebidas pelos cursistas, estava faltando em nossas discussões o X da questão: onde fica a gramática nisto tudo?
Como fiz nas demais TPs, trouxe um resumo da TP em slides, com as principais idéias e conceitos para discutirmos. Depois de muitas falas, chegamos a conclusão que gramática só tem sentido de ser ensinada no texto, percebendo realmente sua funcionalidade, ou então de maneira descontraída, com jogos e de forma mais lúdica. De outra forma, isso não funciona mesmo. Por não fazer sentido para o aluno, por não ser prazeroso. O educando precisa saber porque está aprendendo aquilo, e no texto fará sentido, sendo ferramenta, como diria Rubem Alves. Ou então, é chegada a hora de abrir a caixa dos brinquedos.
Após esta exposição mais teórica, entreguei aos cursistas as provas do ENEM de 2008, para que eles analisassem as questões de Língua Portuguesa. Acho que foi a cartada final para provar a inutilidade de nossos métodos tradicionais de ensinar gramática, pois estaríamos impedindo nosso aluno de desenvolver capacidades que são cobradas em exames como este, que lhe trarão oportunidades que não podem ser aniquiladas por professores que não se atualizam.
Após esta análise, realizamos duas atividades da “caixa de brinquedos”. A primeira foi uma corrida ortográfica, onde cada grupo tinha que ir até o painel e completar as palavras com S,Ç, SC, C ou SS. Foi muito interessante ver que nós mesmos professores temos algumas dificuldades em relação a tais regras. Também conversamos muito sobre a falta que faz não termos tempo em sala de aula para trabalharmos a origem de nossas palavras, pois isto resolveria muitas dúvidas em relação à escrita.
A segunda atividade foi interdisciplinar com Geografia. Cada grupo recebeu um mapa do Brasil grande e cartinhas com adjetivos pátrios relacionados aos estados do Brasil. As cartas ficavam viradas e cada componente devia tirar uma cartinha e colocar corretamente sobre o estado correspondente.
Por fim, fizemos o “vai pro trono ou não vai” com as atividades do AAA2, onde os cursistas destacaram aquelas atividades que julgaram mais interessantes para serem aplicadas.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário