terça-feira, 23 de junho de 2009

Relato da Oficina de 08/06

Relato da Oficina do dia 08/06

Neste dia, juntamente com a SMED do município, iniciamos o trabalho com um coquetel, unindo os professores da Matemática e do Português. Após esse momento e a fala da Secretária de Educação Jussara Bittencourt, demos início as oficinas separadamente.
Reunida com meus professores cursistas, iniciamos com uma técnica de apresentação, na qual cada professor devia escrever em uma folha colorida um trecho de uma canção, poesia ou livro que traduzia coisas importantes em sua vida. Cada um leu o que escreveu, e foram formando no quadro uma imagem com os papéis coloridos, algo como um mosaico. Essa dinâmica, que realizamos também com o pessoal da UnB traz a idéia de construção e reconstrução, visto que quem inicia o mosaico pensa em formar uma figura, que não pé a mesma que se tem ao final.
Achei incrível como o pessoal foi participativo, tanto nas apresentações como na construção do mosaico.
Na seqüência, esclareci como funcionariam as oficinas e avaliação do curso, com o auxílio do Power Point e foram distribuídos os livros, revisados e explicado do que se tratava cada TP e cada AAA. Também entregamos o calendário das oficinas.
Por fim, fizemos a Leitura do texto “A moça tecelã”, relacionando a técnica inicial com a mensagem do texto, trabalhando a questão do processo necessário de construção e desconstrução para a realização de nosso trabalho como professores de língua portuguesa.
Neste dia, não foi possível avaliar profundamente a oficina, visto que foi praticamente um primeiro contato com os cursistas e boa parte da noite foi preenchida pelo coquetel.
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário